ARTE DA PERSONALIZAÇÃO DE TOALHAS

SP: (11) 2424-9804  |  SC: (47) 3396-9384  contato@enxugarte.com.br

Hotéis usam psicologia para
incentivar reuso das toalhas

Persuasão ajuda a decidir se você vai ou não reutilizar a sua toalha no hotel 
(Offscreen / shutterstock.com)


 

Relaxnews
Publicado quarta-feira, março 26, 2014 10:19 EDT


Pode a  "persuasão" ser usada para cortar o desperdício? Pesquisadores de psicologia da Universidade do Luxemburgo dizem que sim.

Pesquisadores da universidade trabalharam com dois hotéis instalados em resorts de esqui na Suíça e na Áustria, no início de 2013,  para convencer os clientes a utilizarem menos as toalhas a cada dia.  Dois avisos diferentes foram colocados, separadamente,  em diferentes banheiros de quartos do hotel, num período determinado de hospedagem.

Os avisos  "gentilmente lembravam" aos convidados sobre a relação entre o uso toalha  e a preservação do meio ambiente.

O texto dos avisos eram os seguintes:

  •   "75% dos hóspedes neste hotel reutilizam suas toalhas"   
  •   "75% dos hóspedes deste  quarto  reutilizam suas toalhas"  

O experimento de campo contou com o menvolvimento de  132 hóspedes, e os avisos foram redigidos em alemão e inglês, para que fossem claramente compreendidos.  

"Descobrimos que os hóspedes reduzem  significativamente o uso da toalha quando se fala do comportamento de clientes anteriores em seu quarto" —  disse o pesquisador-chefe Dr. Gerhard Reese.


Os hóspedes que ficaram nos quartos com a opção  "deste quarto" usaram na média 1 toalha por pessoa por dia.  Aqueles que ficaram nos quartos com o texto  ".deste hotel" usaram  na média  1,6  toalhas por pessoa por dia. Isto resultou em uma economia de 40 por cento nno volume de lavagem das toalhas. 

Razões da economia de lavagens —  Menor uso de toalhas  em hoteis  não só contribui para um planeta mais verde, mas também ajuda os hotéis a cortarem  custos e, portanto, a oferecer menores tarifas. Os resultados são comparáveis ​​aos de alguns estudos semelhantes nos EUA e indica esta forma de pressão sutil pode ajudar a convencer as pessoas a fazer a coisa certa em outras situações.

Sutil pressão social  —  "Os seres humanos são seres sociais", explica o Dr. Reese. "As pessoas querem ser aceitas em grupos e assim agimos de forma a torná-nos pertencentes. Instintivamente, sentimo-nos mais  próximos daqueles que usaram um quarto de hotel antes de nós, acreditando que eles são semelhantes a nós mesmos. Assim, estamos mais propensos a seguir seu comportamento. "

O estudo foi publicado na revista Psicologia Social.




Traduzido da CTV News  

Mais em
1)  Université de Luxembourg 
2)  Gerhard Reese, Kristina Loew and Georges Steffgen (2014). A Towel Less: Social Norms Enhance Pro-Environmental Behavior in Hotels. The Journal of Social Psychology, 154:2,97-100, DOI: 10.1080/00224545.2013.855623
Further details are available on the Taylor & Francis online platform.