ARTE DA PERSONALIZAÇÃO DE TOALHAS

SP: (11) 2424-9804  |  SC: (47) 3396-9384  contato@enxugarte.com.br

Home > Processo de Impressão Digital > DNT > Direto no Tecido 

Saiba o que é impressão CMYK em processo DNT

Processo de Impressão em CMYK é
igual ao de jornais, revistas, folhetos



Suportes de impressão

Todos os dias, a gente lê jornais e revistas, vê panfletos e folhetos comerciais. Tudo cheio de fotos e cores.  Pelo menos uma vez por dia você imprime textos e artigos na sua impressora de mesa.  Você já parou para se perguntar como tudo isso é impresso? 

Todas essas cores são possíveis, graças a um sistema chamado CMYK. 

 é um sistema de cores, utilizado largamente em impressão, seja o processo offset, o digital,  a rotogravura, ou o  flexográfico. As cores empregadas na impressão são semitransparentes, de forma  que a sobreposição, como o ciano e o amarelo, por exemplo, produzem o verde.  Neste processo de sobreposição, criam-se as cores do espectro visível, ou seja, as percebidas pelo olho humano. O CMYK  é o  sistema mais utilizado na indústria gráfica em todo o mundo.

Assim, o sistema CMYK também é chamado (corretamente) de cores processadas;  em inglês:  process color. Ainda é denominado (equivocadamente) de impressão 4 cores; equivocadamente, porque se pode imprimir 4 cores autônomas, que não sejam processadas.


 Porque CMYK

A sigla, criada em 1960, numa DRUPA — famosa feira gráfica na Alemanha —  é formada por letras presentes nas seguintes  cores:   

 


Cyan (Ciano)


Magenta (Magenta)


 Yellow (Amarelo)


e blacK (Preto)



Vários países apresentaram nomes para as 4 cores. A título de curiosidade, o Brasil, através da ABTG, sugeriu nomes em tupi; a Argentina e o Paraguai em guarany, e os EUA em cherokee. No fim, foi escolhida essa mescla de inglês e italiano.

 Além das cores primárias ciano, magenta e amarelo, também é usada a cor preta, considerada    como a "cor chave" por ser essencial para definir os detalhes de uma imagem.  De acordo com certas   literaturas técnicas,  o "K" que faz parte da sigla no black,  seria melhor compreendido como a palavra inglesa "Key", que significa "chave" . 


Embora a gente esteja acostumada a pensar na impressão apenas sobre papel, o CMYK pode ser aplicado em vários tipos de suporte: papelão, plástico, tecido e até em metal (depois que este recebe uma camada), com o objetivo de ocultar algumas cores,  já que o fundo é branco. 

Nesse jogo de cores, é diminuída a luminosidade do branco e ressaltada a combinação das quatro cores, de modo a formar as nuances e os matizes percebidos pelo olho humano. Diferentemente de outros sistemas de impressão, o CMYK pode reproduzir todas as principais gama de cores existentes, qualquer seja o processo: digital, offset,   rotogravura ou flexográfico.   

Como se viu, as cores são sobrepostas, para criar um processo de mescla de pigmentos. Contudo, para criar a imensa gama de cores vistas pelo olho humano, é preciso controlar a quantidade de tinta transferida para o suporte, por meio de um    recurso denominado meio-tom.  Meio-tom é a transformação das massas de cores em malhas de minúsculos pontos correspondentes a cada uma das quatro cores. Essas malhas de pontos  são chamadas de retículas
Na impressão convencional, esses pontos ficam visíveis nas matrizes, enquanto na impressão digital, os meios-tons são formados “no ar” e depositados no suporte a ser impresso.


Diferença entre CMYK e RGB


Enquanto o CMYK é a cor-pigmento, o sistema RGB (vermelho, verde e azul) é definido como a cor-luz, sendo portanto utilizado nos objetos que emitem luz: na televisão e na tela do seu computador, por exemplo. É por essa razão que uma imagem criada em RGB na hora de ser impressa é transformada em CMYK. A sua impressora de mesa colorida faz isso! Bem como as impressoras digitais que usamos na Enxugarte para imprimir sobre toalhas.




A personalização em impressão digital  

  • não é bordado
  • não é transferência com tinta sublimática (transfer)
  • não é silk-screen (serigrafia) 

Trata-se de impressão em CMYK (quadricromia) diretamente no tecido (DNT)  

  • Tem melhor relação custo benefício
  • É durável
  • É econômica

Personalize sua Toalha.  Fale conosco. Mande email contato@enxugarte.com.br  

Ou telefone:  SP: (11) 2424-9804  |  Parceiros:  SC: (47) 3396-9384    (47) 3354-4024